terça-feira, 18 de novembro de 2014

Dietas restritivas



Bom dia meninas, quanto tempo. Vi essa reportagem no site do bem estar e achei interessante posta-la.
Quem está na luta contra a balança, com certeza, já ouviu falar de vários tipos de dieta – da lua, da proteína, líquida, low carb, paleolítica e diversas outras. Mas será que elas realmente funcionam? Depende de quem faz ou do que se come?  [...] dietas restritivas podem ser mais difíceis de manter porque, após perder peso, a pessoa volta ao comportamento anterior e passa a comer novamente.
O endocrinologista Bruno Halpern alertou que, depois do emagrecimento, a célula de gordura não morre, só desincha. Ou seja, se a pessoa volta a comer como antes, a célula pode inchar novamente.
Além disso, ao restringir um alimento, é natural que o organismo "queira" esse alimento, como alertou a nutricionista. Ou seja, restringir algo pode ser um princípio para consumi-lo em excesso assim que houver a oportunidade – por isso, é preciso tomar cuidado e se preocupar em manter o peso com reeducação alimentar, restringindo as quantidades e não alimentos específicos.
Quem faz a dieta da proteína, por exemplo, pode sofrer consequências, principalmente nos rins. Já a dieta que restringe carboidratos pode levar a sintomas, como dor de cabeça, falta de atenção e diversos outros problemas. Há ainda a dieta paleolítica, em que a pessoa para de comer tudo o que é industrializado e tenta ingerir apenas alimentos naturais – mas como explicou o endocrinologista Bruno Halpern, é quase impossível ter uma alimentação 100% natural.
 
Por último, a nutricionista Fernanda Timerman alertou para a importância de saber escolher na hora da vontade. Se a pessoa quer comer um doce, por exemplo, ela acaba escolhendo uma barrinha de cereal achando que essa vai ser a opção mais saudável – o problema é que aquilo pode não satisfazê-la, fazendo com que ela eventualmente escolha depois também o chocolate. Por isso, às vezes é melhor logo escolher um chocolate do que tentar várias outras opções.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/11/dietas-muito-restritivas-sao-dificeis-de-manter-e-podem-oferecer-riscos.html

3 comentários:

  1. Oi lindona!
    Eu já fiz muitas dietas restritivas e depois engordei tudo!
    Amanhã vou começar Vigilantes do Peso. Tenho certeza que para mim, é o melhor caminho =)
    Beijooo
    Ca

    ResponderExcluir
  2. Eu sei bem como funciona essas dietas restritas. Tenho q colocar na cabeça que elas não funcionam.

    ResponderExcluir
  3. amiga essas dietas ajudam a emagrecer rapido! mas depois engordamos o dobro!!!
    muito legal essa reportagem!!
    beijos amada

    ResponderExcluir

Disciplina é a ponte entre metas e realizações.